1) Divirta-se aprendendo, e faça do idioma seu estilo de vida
O nosso cérebro se adapta mais rapidamente a uma nova língua se for regularmente confrontado com ela. Na prática, isto significa:
- mude a língua de seu celular para o idioma em questão
- leia seu livro preferido naquele idioma
- ouça podcasts e músicas no idioma (e leia a letra, se tiver, simultaneamente)
- consuma a mídia naquele idioma (redes sociais, sites de notícias, noticiários)
- assista filmes/séries no idioma desejado, e/ou com os respectivos subtítulos
- aprenda o vocabulário de seus campos de interesse
2) No caso do alemão, aprenda os substantivos sempre com seus artigos
Diferente do português, o alemão tem 3 artigos: masculino, feminino e neutro. Infelizmente, nem sempre há uma lógica para determinar os artigos dos substantivos, então você tem que aprendê-los de cor.
Exemplos:
a casa - das Haus (neutro)
a universidade - die Universität (feminino)
a cabeça - der Kopf (masculino)
3) Interaja com os nativos.
Seja um falante nativo ou outro aprendiz, encontre pessoas que compartilhem de seu objetivo ou que possam querer aprender, em troca, o seu idioma nativo. Por exemplo, você pode baixar o aplicativo gratuito Tandem para encontrar um tandem de idioma. Alternativamente, você pode procurar grupos do Facebook ou perguntar ao seu círculo estendido de amigos e conhecidos se eles conhecem alguém que fala aquele outro idioma para colocá-los em contato com você.
4) Pratique o máximo possível, e não tenha medo de cometer erros.
Nenhum gênio linguístico jamais caiu do céu (desconfie de ofertas dizendo "aprenda... em 30 dias"!). Quando se aprende uma língua, dificilmente se ajuda a aprender teorias de cor. Você tem que falar uma língua antes de tudo, e você cometerá erros. Quando você era criança, tinha que aprender a falar e levou vários anos até que você fosse capaz de falar sem erros, não foi? As pessoas em geral ficam felizes ao ver que estamos interessados em aprender seu idioma, e perdoarão de bom grado qualquer erro que cometemos. O importante é não ser perfeccionista demais e estar preparado para aprender com seus erros.
5) Consistência sempre ganha de intensidade.
É normal ter dias ou mesmo semanas em que não se aprende e o processo de aprendizagem estagna como resultado. Não deixe que isso o arraste para baixo, e continue assim. Porque o mais importante é a consistência. É melhor aprender apenas um dia por semana consistentemente durante um período de meio ano do que, por exemplo, 2 semanas por dia com uma pausa de 3 meses depois. Consistência é a chave para o sucesso.
Comments