Buscar
  • Jerry Hartwig

5 dicas para aprender alemão (ou qualquer idioma)

Atualizado: 30 de mar.

1) Divirta-se aprendendo, e faça do idioma seu estilo de vida

O nosso cérebro se adapta mais rapidamente a uma nova língua se for regularmente confrontado com ela. Na prática, isto significa:

- mude a língua de seu celular para o idioma em questão

- leia seu livro preferido naquele idioma

- ouça podcasts e músicas no idioma (e leia a letra, se tiver, simultaneamente)

- consuma a mídia naquele idioma (redes sociais, sites de notícias, noticiários)

- assista filmes/séries no idioma desejado, e/ou com os respectivos subtítulos

- aprenda o vocabulário de seus campos de interesse


2) No caso do alemão, aprenda os substantivos sempre com seus artigos

Diferente do português, o alemão tem 3 artigos: masculino, feminino e neutro. Infelizmente, nem sempre há uma lógica para determinar os artigos dos substantivos, então você tem que aprendê-los de cor.

Exemplos:

a casa - das Haus (neutro)

a universidade - die Universität (feminino)

a cabeça - der Kopf (masculino)


3) Interaja com os nativos.

Seja um falante nativo ou outro aprendiz, encontre pessoas que compartilhem de seu objetivo ou que possam querer aprender, em troca, o seu idioma nativo. Por exemplo, você pode baixar o aplicativo gratuito Tandem para encontrar um tandem de idioma. Alternativamente, você pode procurar grupos do Facebook ou perguntar ao seu círculo estendido de amigos e conhecidos se eles conhecem alguém que fala aquele outro idioma para colocá-los em contato com você.


4) Pratique o máximo possível, e não tenha medo de cometer erros.

Nenhum gênio linguístico jamais caiu do céu (desconfie de ofertas dizendo "aprenda... em 30 dias"!). Quando se aprende uma língua, dificilmente se ajuda a aprender teorias de cor. Você tem que falar uma língua antes de tudo, e você cometerá erros. Quando você era criança, tinha que aprender a falar e levou vários anos até que você fosse capaz de falar sem erros, não foi? As pessoas em geral ficam felizes ao ver que estamos interessados em aprender seu idioma, e perdoarão de bom grado qualquer erro que cometemos. O importante é não ser perfeccionista demais e estar preparado para aprender com seus erros.


5) Consistência sempre ganha de intensidade.

É normal ter dias ou mesmo semanas em que não se aprende e o processo de aprendizagem estagna como resultado. Não deixe que isso o arraste para baixo, e continue assim. Porque o mais importante é a consistência. É melhor aprender apenas um dia por semana consistentemente durante um período de meio ano do que, por exemplo, 2 semanas por dia com uma pausa de 3 meses depois. Consistência é a chave para o sucesso.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo