top of page
Buscar
  • Julian Buerkle

Por Que Conhecer Seus Pontos Fortes É Crucial, Especialmente Quando Se É Jovem


As instituições educacionais se esforçam para oferecer o melhor ambiente educacional para seus alunos, preparando-os para o sucesso futuro. Uma ferramenta poderosa e frequentemente negligenciada nessa missão é ajudar os alunos a entender e aproveitar seus pontos fortes. Veja por que conhecer os pontos fortes de uma pessoa é tão importante e por que é particularmente benéfico iniciar esse processo durante os anos escolares.


Muitos alunos têm dificuldade para identificar seus pontos fortes, o que leva à falta de orientação e à subutilização do potencial. Sem uma compreensão clara de suas habilidades exclusivas, os alunos geralmente se sentem frustrados, desmotivados e inseguros sobre suas futuras carreiras.


Um estudo realizado nos Estados Unidos da América constatou que cerca de 20% a 50% dos jovens entram na universidade indecisos, ou seja, não sabem o que estudar e não têm certeza se realmente querem concluir esse curso ¹. O mesmo estudo estima que 75% dos jovens que ingressam na universidade mudam seu programa de estudos pelo menos uma vez.

Deixar de reconhecer e desenvolver os pontos fortes pode ter consequências significativas a longo prazo. Os alunos podem perder oportunidades de se sobressair em áreas em que têm talentos naturais, o que resulta em resultados acadêmicos mais baixos e menor satisfação no trabalho mais tarde na vida. Sem orientação, eles podem escolher carreiras que não se alinham com seus pontos fortes, levando à insatisfação e ao baixo desempenho.


Pesquisas mostram que as pessoas que não aproveitam seus pontos fortes têm seis vezes menos probabilidade de serem engajadas e produtivas. ²

Imagine um aluno que se sente perdido e desmotivado por não saber onde estão seus verdadeiros talentos. Essa aluna, Maria, tinha dificuldades com seus estudos e não tinha certeza sobre seu futuro. Depois de fazer uma avaliação de pontos fortes, Maria descobriu que seus três principais pontos fortes são Futurista, Ideação e Aprendiz, todos na área de pensamento estratégico.


Com essa nova percepção, Maria abraçou seu talento para vislumbrar o futuro, gerar ideias criativas e sua paixão por aprender. Na 11ª série, ela entrou em contato com cinco pessoas que trabalham no espaço de inovação e acompanhou duas delas por um dia em seu local de trabalho para ver se isso era algo para ela - e ela adorou. Ela até fez um estágio de três semanas em suas férias para aprender mais. Como agora ela viu e sentiu em que se destaca e como chegar lá, ela se dedicou profundamente aos estudos. Isso melhorou significativamente suas notas finais.


Seus esforços valeram a pena quando ela ganhou uma bolsa de estudos na Universidade de São Paulo (USP) e começou a estudar Empreendedorismo e trabalha no Centro de Inovação da USP (INOVA.USP). A jornada de Maria, da incerteza à confiança, demonstra o poder de compreender e alavancar os pontos fortes exclusivos de cada um.


A história de Maria não é única.

Pessoas que usam seus pontos fortes têm três vezes mais chances de relatar uma excelente qualidade de vida. ²

Da mesma forma, um estudo realizado por Seligman et al. (2005) constatou que o uso de um ponto forte pessoal todos os dias durante uma semana levou ao aumento da felicidade e à redução dos níveis de depressão, sendo que esses benefícios persistiram seis meses depois. Esses exemplos demonstram como a identificação precoce e o desenvolvimento de pontos fortes podem levar a melhorias significativas nos resultados acadêmicos e pessoais.


"A matrícula na universidade é um dos momentos mais urgentes para os alunos. Mas conhecer seus CliftonStrengths pode ajudá-lo a selecionar cursos em áreas em que você se destaca." ³

Na Flexpert Training, oferecemos palestras gratuitas em escolas para aumentar a conscientização e ajudar os alunos a desenvolverem seus pontos fortes.

Nossa palestra mais popular é:


Maximize O Uso Dos Seus Pontos Fortes: Compreender a diferença entre uma vida focada nos pontos fracos e uma vida focada nos pontos fortes e como descobrir e promover talentos individuais para atingir metas de carreira desde cedo.


Além disso, oferecemos programas interativos para orientar os alunos de forma mais eficaz para uma vida em que eles desenvolvam ativamente seus pontos fortes em vez de seguir inconscientemente um ponto fraco, o que leva a menos satisfação no trabalho e na vida, bem como a piores oportunidades de carreira.


Cada sessão inclui ferramentas práticas e percepções criadas para colocar os alunos em um caminho de sucesso, aproveitando seus pontos fortes exclusivos para obter o máximo impacto. Universidades americanas como a Georgia Tech utilizam o poder do Gallup CliftonStrengths ³.


Não deixe que seus alunos percam a oportunidade de descobrir seus pontos fortes exclusivos e liberar todo o seu potencial. Entre em contato conosco hoje mesmo para agendar uma palestra gratuita em sua escola ou trocar informações sobre um de nossos programas de treinamento. Forneça aos seus alunos as ferramentas de que eles precisam para obter sucesso acadêmico e pessoal. Vamos trabalhar juntos para ajudar seus alunos a alcançar seus sonhos e um futuro mais brilhante e realizado.




Fontes:

¹ Gordon, V. N. (1995). The undecided college student: An academic and career advising challenge (2nd. ed.). Springfield, IL: Charles C. Thomas.

² Buckingham, M. (2009). Strengths-Based Leadership: A Landmark Study of Great Leaders, Teams, and the Reasons Why We Follow. Perseus Distribution

³ Georgia Tech (2023). Benefits of Taking the CliftonStrengths Assessment for Students

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page